quinta-feira, 19 de maio de 2011

servile sect - eternal mind (2011)

N, detrás dos sintetizadores, único integrante de Servile Sect.




Quando você pensa já ter ouvido de tudo, surge algum tipo de som que não pode ser ignorado, para bem ou para mal. Deixo claro que, ao longo de duas audições ininterruptas, não fui capaz de enquadrar o presente trabalho naquilo que cresci ouvindo e concebendo como rock’n roll, daí uma pulga atrás da orelha sobre disponibilizar ou não o presente material no blog. Sinto-me aliviado, embora não devidamente convencido, pois as poucas referências de pesquisa encontradas – incluindo a respeitável e sob constante atualização Encyclopaedia Metallum – categorizam este som como experimental black metal. Sendo, pois, metal, merece aqui estar.

Servile Sect é um projeto de um só idealizador, compositor, guitarrista, sintetizador e manipulador que atende pelo nome de N. N também assina as sintetizações da banda californiana de doom/black metal Ash Borer, cujo logotipo impressiona pela afinidade entre design e significado. Eternal Mind foi lançado exclusivamente na versão K-7 e, a julgar pela arte da capa, você não vai entender absolutamente nada do que está ouvindo. O desenho traz uma série de hexágonos coloridos que lembram um ladrilho e mantêm uma relação com as músicas que, muito provavelmente, apenas N conhece.

De cara, o álbum lembra aquelas coleções toscas do tipo “sons da natureza” que você pode encontrar numa banca. Só que ao contrário. Em Beaten and Faithless, alguns elementos cotidianos (como o barulho da chuva, dos pássaros e das pessoas conversando ao fundo) são gradativamente invadidos por melodias letárgicas de baixo e violão, como se a música particular desses instrumentos desejasse imprimir um caráter paralelo, fugindo da realidade comum ora apresentada. Surgem algumas respirações ofegantes e gritos desesperados enquanto as cordas continuam sua melodia o tempo todo.

Cassettes Luedke traz um ambiente intimista com sons de ventos e distorções que negam, a princípio, a linearidade geométrica da capa. Pouco a pouco, os elementos cotidianos da primeira faixa somem e parecem distantes numa sensação de coma profundo. Skulls Crushed with Axes 1 funciona como o lenitivo inicial de quem volta à vida, mas não pode viver tranquilamente. Discretas vozes emergem e perturbam a ordem, se é que existe alguma.

Hyperdimensional Hex 1 inaugura o lado B do K-7 e traz um discurso repetitivo proferido por uma voz robótica e novos sons cotidianos que lembram brocas, quedas, hélices em movimento e uma intensa dor-de-cabeça. Você está diante de um espetáculo nonsense cujo princípio de ordem parece vir de todos os cantos, da capa que talvez ilustre o nome da faixa ou das palavras em tom mecanicista de um sujeito desconhecido, menos de si mesmo.

Night on Moon resume toda a sua experiência auditiva a uma noite pagã e alguns toques de cordas ecoando com absoluto senso de fatalismo. As harmonias ficam cada vez mais claras e objetivas, acompanhadas de longe por um caótico tráfego de sons que lembram ondas pela atmosfera. O sentimento e a ciência confundem-se e culminam num grito tipicamente black metal, o único que parece querer dizer alguma coisa com sentido. Para ele não há mais tempo.

Eternal Mind é uma mistura de sons abafados, sufocantes e básicos com linhas declarativas da mais pura vertente psicodélica e eletrônica. Um trabalho de doido para doido. E mesmo situado na chacota que o black metal eventualmente possa representar por seus excessos, a variedade de recursos instiga a curiosidade do ouvinte até o final. Faz jus, também e portanto, ao caráter experimental.

Track List
1. Beaten and Faithless
2. Cassettes Luedke
3. Skulls Crushed with Axes 1
4. Hyperdimensional Hex 1
5. Night on Moon

Faça o download deste álbum aqui.