sábado, 21 de maio de 2011

formel 1 - live im stahlwerk (1986)

Da esquerda para a direita: Peter "Paule" Fincke, Detlef Dudziak, Norbert Schmidt, Wolfgang "Wolle" Densky e Michael Sündermann




Pra começar o post, duas palavras que, por si só, já o descreveriam por completo: heavy alemão. Precisa de maiores explicações? Creio que, para um país que já revelou Scorpions, Helloween, Accept, Running Wild, Gamma Ray e tantas outras bandas de respeito, isso torna-se quase irrelevante.

Mas enfim, vamos a elas. O Formel 1 foi formado em 1981, na antiga Berlim Oriental, ou seja, do lado socialista da Alemanha. Era uma das bandas de maior prestígio daquele lado do país que, como característica de seus anos sob o domínio da antiga União Soviética, era um país extremamente fechado. Talvez por isso seja tão difícil encontrar informações precisas da banda.

O que se sabe é que contou com uma única formação: Rorbert Schmidt (vocais), Michael Sündermann (guitarras), Wolfgang "Wolle" Densky (guitarras), Detlef Dudziak (baixo) e Peter "Paule" Fincke (bateria). Lançaram apenas um single em 1985, 18 Jahre Sein, e no ano seguinte lançaram o disco ao vivo que dá nome ao post, Live Im Stahlwerk. Tinham planos de lançar um disco com várias inéditas no ano seguinte, mas o selo Amiga (que lançou o EP Fireball, do Deep Purple) rescindiu contrato com eles. Quebrada, a banda encerra suas atividades em 1987.

O disco é simplesmente uma pérola do bom e velho heavy metal. Beberam da fonte mais translúcida do estilo à época, de bandas da NWoBHM e antecessoras a ela, tendo aqui neste disco covers de duas delas (Hallowed Be Thy Name, do Iron Maiden, e Breaking the Law, do Judas Priest). Em uma coletânea lançada em 2008, de nome Der Edelrocker, há ainda outros covers, como Rime of Ancient Mariner, Heaven Can Wait e 2 Minutes to Midnight, do mesmo Iron Maiden, The Hellion/Electric Eye, ainda do Judas, Heaven and Hell, do Black Sabbath, Power and the Glory, do Saxon, entre vários outros. As músicas próprias da banda são muitíssimo empolgantes, sempre acompanhadas pelo coro do público eufórico presente na gravação. Simplesmente genial!

TrackList
1. Intro
2. Der Edelrocker
3. Mach Keine Wellen
4. Hallowed Be Thy Name (Iron Maiden cover)
5. Wahnsinnstraume
6. War Mein Leben Programmierbar
7. Heavy Metal
8. Der Weg Nach Oben
9. Der Fußballfan
10. Breaking the Law (Judas Priest cover)

Você pode baixar este álbum aqui.