segunda-feira, 16 de maio de 2011

um ano sem dio




Ronald James "Dio" Padavona (1942-2010)




Um ano atrás. Manhã de domingo. Como costumeiramente, acordei, tomei meu café matinal e fiquei o dia todo sentado em frente ao computador, lendo notícias, interagindo através das redes sociais, fazendo absolutamente nada... Como sempre fazia. Mal sabia eu que, horas mais tarde, uma das maiores lendas do rock, Ronnie James Dio, viria a perder sua luta contra o câncer.

Ronald James Padavona nasceu em Portsmouth, a 10 de julho de 1942. Foi vocalista e algumas vezes baixista de várias bandas, ainda nos tempos de escola, como Vegas Kings, Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets, The Eletric Elves e The Elves. Sua última banda nessa primeira fase foi o ELF, que foi incumbida à tutoria de ninguém mais ninguém menos que Roger Glover e Ian Paice, respectivamente baixista e tecladista do Deep Purple, banda para o qual o ELF abriu vários shows.

Em 1975, Ritchie Blackmore decide dedicar-se à sua carreira solo. Pela proximidade da banda, decide juntar-se à então formação do ELF e lançar o Ritchie Blackmore's Rainbow, que viria a ser a primeira banda no qual Dio despertaria para o resto do mundo. Ao lado de Blackmore, Dio lançaria outros quatro discos. Em 1978, ele deixa a banda, ocupando o cargo de vocalista da super banda inglesa Black Sabbath, a convite do guitarrista Tony Iommi.

No Sabbath, Dio alcança o seu ápice. Ao lado dos garotos maus de Birmingham, o baixinho lança o Heaven and Hell, em 1980, e o Mob Rules, em 1981, além do disco ao vivo Live Evil, em 1982. Dizem, inclusive, que foi justamente o Live Evil o estopim de sua saída do Sabbath, já que ele teria deliberadamente abaixado o volume da guitarra de Iommi e exaltado sua própria voz no processo de mixagem do disco.

Dio deixa a banda em 1983. Sem perder muito tempo, ele quer começar com uma nova banda. Para tanto, chama Vinny Appice para assumir a bateria - em clara provocação a Ozzy Osbourne, seu algoz de outros tempos (Ozzy foi expulso do Sabbath por Iommi em decorrência de seu abuso nas drogas e Dio entrou em seu lugar), já que Vinny foi inicialmente chamado para assumir a bateria na carreira solo do Prince of Darkness mas, por outros compromissos, Vinny recusou, cabendo a seu irmão Carmine Appice assumir as baquetas. Vinny, por sua vez, convida o guitarrista Vivian Campbell, e Dio traz seu companheiro dos tempos de Rainbow Jimmy Bain para assumir o baixo.

De cara, a banda (que recebeu o nome Dio por sugestão dos outros integrantes, e não e Dio, como se poderia pensar) lança três dos maiores clássicos do heavy metal ainda hoje: Holy Diver (1983), The Last in Line (1984) e Sacred Heart (1985). Músicas como Stand Up and Shout, Holy Diver, Rainbow in the Dark, We Rock e King of Rock 'n Roll ainda hoje são considerados os maiores clássicos do vocalista.

Em 1992, Dio é chamado por Iommi para gravar o álbum Dehumanizer com o Sabbath. Muitos fãs esperavam que Dio voltasse à banda, o que não aconteceu. Porém, em 2008, ele se reuniu com Iommi e Geezer Butler, membros originais do Sabbath, contando ainda com Vinny Appice na bateria, em um projeto intitulado Heaven and Hell. (Na verdade, é o mesmo Black Sabbath, mas por razões de direitos de uso do nome, briga na qual Ozzy estava envolvido, o nome não pôde ser usado. Logo, restou a eles escolher outro nome, no caso o título do primeiro disco de Dio no Sabbath.)

Em 25 de novembro de 2009, Wendy Dio, empresária e esposa do vocalista, anunciou um recesso temporário do Heaven and Hell. Dio havia sido internado para recuperar-se de um câncer no estômago. Embora a doença tenha sido diagnosticada ainda em estágio inicial, Dio faleceu em 16 de maio de 2010, aos 67 anos.

Infelizmente para mim, nunca tive a oportunidade de ver a performance de Ronnie ao vivo. Na verdade, quando soube da notícia de sua morte, mal conhecia sua carreira ainda. Mas, enquanto acompanhava as notícias que eram transmitidas por Wendy via web, eu torcia demais por sua recuperação.

Enfim, fica aqui uma singela homenagem deste blog a este mito da história do rock e do metal. Rest in Peace, Dio, King of Rock 'n Roll. Long life rock 'n roll!