terça-feira, 8 de março de 2011

iron maiden - maiden voyage (1998)




Steve Drewett, Trevor Thoms, Barry Skeels e Paul Reynolds

Mais uma banda nova hoje. Apresento-vos o Iron Maiden, banda inglesa. A essa altura do campeonato, você deve estar se perguntando: WTF? Fiquem tranquilos, este não é o Iron Maiden de Bruce Dickinson, Steve Harris, Dave Murray, Adrian Smith, Janick Gers e Nicko McBrain, de The Number of the Beast e The Trooper. Este é o primeiro Iron Maiden, uma banda da década de 1960 oriunda de Basildon, Essex, Inglaterra.

Diferentemente de seu "primo" rico, o Iron Maiden fazia um som mais progressivo, com uma pegada bem blues e, às vezes, psicodélica. As origens da banda remontam a 1964, quando Steve Drewett (vocal), Chris Rose (guitarra solo), Barry Skeels (baixo) e Alan Hooker (bateria) decidiram formar uma banda para tocar em alguns pubs de Londres, onde, à época, reinavam os "dinossauros do rock", como Beatles, Rolling Stones, Elvis Presley e Janis Joplin.

Por volta de 1966, Alan Hooker já estava fora da banda, e Tom Loates (guitarra base) e Stan Gillem (bateria) foram chamados para juntar-se ao grupo. Neste meio tempo, eles haviam adotado o nome de Growth, mas continuavam a fazer covers dos Stones. Como a banda, até então, não tinha aspirações maiores, houve uma "debandada", de modo que só restaram Drewett e Skeels, que passaram a tocar com o nome Stevenson's Blues Department.

Em 1968 - e talvez seja aqui que, de fato, começa a história do Iron Maiden -, juntaram-se Trev Thoms (guitarra) e Paul Reynolds (bateria). As coisas começaram a caminhar para a banda quando eles adotaram o nome Bum (algo como "vagabundo", além de ser uma gíria britânica para "bunda") e gravaram seu primeiro acetato, God of Darkness/Ballad of Martha Kent. O curioso é que essa foi a fase de maior sucesso da banda, que chegou a abrir shows de bandas "gigantes" à época, como Jethro Tull, Fletwood Mac, The Groundhogs e King Crimson. Skeels certa vez disse, em entrevista: "Chegamos a fazer mais sucesso como Bum do que como Iron Maiden (risos)".

Em 1969, eles assinaram com o selo Gemini. Entre as condições, a gravadora exigiu apenas que o nome da banda fosse trocado (por ser um tanto ousado e, na visão dos mais conservadores, até ofensivo). Foi decidido então que o nome original, Iron Maiden, voltaria - e dessa vez, finalmente, para ficar. Paul Reynolds deixa a bateria da banda e dá lugar a Steve Chapman. Grava-se mais um single, Ned Kelly/Falling, que mais uma vez foi bem aceito pelo público em geral. (Coincidentemente, Mick Jagger havia acabado de lançar um filme, também de nome Ned Kelly. Além do mais, o single trouxe outra curiosidade: era o de maior duração até o momento.) A banda abriu shows para David Bowie e The Who, entre outros, e até uma mini turnê australiana foi feita. Foram gravadas mais quatro músicas que, a exemplo das anteriores, seriam (a priori) lançadas em dois singles: Liar/Ritual e CC Ryder/Plague.

Foi aí que as coisas começaram a desmoronar pro Maiden: o selo Gemini quebrou, e as fitas master do disco que seria lançado ainda naquele ano (o Maiden Voyage em si) foram perdidas. (Skeels afirma que o disco tenha sido lançado na Alemanha, embora nunca se tenha comprovado nada.) Skeels, de tão decepcionado, decide deixar a banda. A banda até continuou um tempo sem ele, mas já sem a mesma notoriedade de anos atrás, até que finalmente se encerraram as atividades em 1972.

Somente em 1998, o tão sonhado disco Maiden Voyage foi lançado. Barry Skeels encontrou, por acaso, cópias das fitas originais das músicas e as lançou, dando créditos a Trev Thoms, Steve Drewett e Steve Chapman pelas gravações. Apesar de sua história "trágica", o disco tem qualidade muito boa, devido ao trabalho pesado de remasterização ao qual foi exposto.

Track List
1. Falling
2. Ned Kelly
3. Liar
4. Ritual
5. CC Ryder
6. Plague
7. Ballad of Martha Kent
8. God of Darkness

O álbum pode ser baixado aqui.