quarta-feira, 9 de março de 2011

diversos autores - sp metal (1984)





Se tenho dúvidas quanto a ter nascido na época errada, com certeza nasci no lugar certo. São Paulo, estado ou cidade, abrigou noites ímpares de entretenimento. Arrisco a dizer que ainda são as melhores do território nacional e os dois álbuns que vos apresento são um forte argumento de minha tese.

A cena paulista do início dos anos 80 efervescia com grupos que se atreveram a lançar material em língua portuguesa, quase um suicídio para as pretensões comerciais da época. São eles os protagonistas de SP Metal, coletânea do selo brazuca Baratos Afins, lendária loja que figura vívida no coração da Galeria do Rock.

E como brasileiro que se preza dá mais valor ao que é feito lá fora, as oito bandas aqui apresentadas, embora cheias de vigor e incrível potencial, tornaram-se alvo fácil do esquecimento coletivo. Enfrentaram injustas alegações de plágio da matriz musical estrangeira numa época em que Rock in Rio não passava de um projeto, tampouco a Rede Globo havia comprado a ideia do metal pesado.

Não deixa de ser engraçado que semelhantes críticas pouco atingissem a Jovem Guarda, movimento cultural restrito ao modelo estadunidense de valores, hábitos e consumo. Roberto Carlos namorou uma Suzy, ensinou que a aclimatização de um calhambeque aos trópicos não surtia efeito algum no seu bi-bi e nem por isso deixou de ser o cantor mais bem-sucedido da música popular brasileira.

Contradições à parte, um triste adendo: Júlio Michaelis, ex-vocal do Santuário, faleceu em dezembro do ano passado. Seu último trabalho foi uma participação na música-tema do documentário “Brasil Heavy Metal”, que é dirigido por seu irmão Ricardo Michaelis e tem tudo a ver com este post.

Track List (CD I)
1. Missão Metálica - Avenger
2. Duas Rodas - Centúrias
3. Matthew Hopkins - Vírus
4. Cabeça Metal - Salário Mínimo
5. Portas Negras - Centúrias
6. Delírio Estelar - Salário Mínimo
7. Cidadão do Mundo - Avenger
8. Batalha no Setor Antares - Vírus

Track List (CD II)
1. Espártaco, Gladiador Rei - Santuário
2. Príncipe da Escuridão - Korzus
3. Rock, Rock, Rock - Abutre
4. Viajante Perdido - Performances
5. Quando o Fogo Começa a Arder - Abutre
6. Guerreiro da Paz - Performances
7. Santuário - Santuário
8. Guerreiros do Metal - Korzus

O download deste álbum pode ser feito aqui.