quinta-feira, 10 de março de 2011

the string quartet - tributes to iron maiden and queen (2003-2004)




Eis a minha primeira demonstração real de ecletismo aqui no blog. A formação de quarteto de cordas consagrada no barroco por Haydn - dois violinos, viola e violoncelo - é solicitada nestes dois simples, porém respeitáveis tributos.

Desconheço o trabalho particular de cada músico envolvido, sei apenas que são competentes e só não foram mais exigidos na técnica porque assumiram uma linha de extrema fidelidade às versões originais. Aqui talvez fosse interessante aproveitar a instrumentação clássica para algo mais autônomo e próximo de uma releitura, mas nem todo tributo é uma releitura e eu respeito isso.
As bandas homenageadas em suas melhores fases perfaziam um quinteto e isto foi bem observado no intercâmbio entre os estilos. De maneira geral, [1] os violinos simulam os solos de guitarra em glissandos (deslizes sobre a corda que promovem a passagem de um tom a outro), fraseados longos, cheios de notas curtas e com o mínimo de arcadas possíveis; [2] o violoncelo adota a rítmica aproximada da bateria usando staccatos (notas curtas e bem destacadas obtidas com golpes secos do arco sobre a corda); [3] cabe à viola a linha melódica do baixo e um suporte independente aos refrões; [4] o vocal está embutido com sabedoria na própria interação entre os instrumentos, sendo que vez ou outra alguém assume o posto sozinho.
Fiquei curioso para ouvir, nos mesmos moldes, Revelations e I Was Born to Love You.

Track List (Tribute to Iron Maiden)
1. Run to the Hills
2. The Number of the Beast
3. Two Minutes to Midnight
4. Wasted Years
5. Hallowed be thy Name
6. Powerslave
7. Aces High
8. The Trooper
9. Iron Maiden
10. Anatomy of Evil (bonus track)

Track List (Tribute to Queen)
1. Killer Queen
2. Bohemian Rhapsody
3. We Are the Champions
4. We Will Rock You
5. Fat Bottomed Girls
6. Crazy Little Thing Called Love
7. Somebody to Love
8. Play the Game
9. You`re My Best Friend
10. Another One Bits the Dust

O download do álbum pode ser feito aqui.