segunda-feira, 7 de março de 2011

horse - horse (1970)

Adrian Hawkins, Colin Standring, Rod Roach e Rick Parnell

Há um motivo, em especial, que me faz curtir o rock progressivo e todas as suas diversas variantes: a quebra de padrões que muitos considerariam estéticos. O rock prog é isso, o experimentalismo aliado à técnica, por vezes - embora isso seja um pouco mais raro - unidos à velocidade. Mas, justamente pela quebra desses padrões "normais", o progressivo é muitas vezes menosprezado pelos rockers de plantão. Pois bem, apresento-vos uma banda que soube, a meu ver, mesclar com perfeição ímpar toda essa "magia" do progressivo com um padrão estético aceitável aos fãs dos anos 1970, o Horse

O Horse foi uma banda de progressivo dos anos 1970, como várias outras muito menos underground que ela, como o Pink Floyd, o Yes, o Genesis e o Gentle Giant. A diferença é que o único disco que o Horse lançou não lembra em absolutamente nada clássicos como o Dark Side of the Moon (Pink Floyd), o Fragile (Yes) ou o Aqualung (Jethro Tull), flertando, inclusive, por um ritmo que bandas como o Uriah Heep e o Led Zeppelin estavam "inaugurando" mais ou menos paralelamente ao lançamento do disco do Horse, o hard rock. Em sua única formação, contou com Adrian Hawkins (vocal), Rod Roach (guitarra), Colin Standring (baixo) e Steve Holley (bateria).

The Sacrifice, a faixa de abertura, já dá ideia do que é a banda: um "progressivo rock n' roll", a mistura da levada rocker com o experimentalismo prog. A música seguinte, See the People Creeping Round, é talvez a mais progressiva em si de todo o disco, uma levada que condiz bem com o que foram os anos 1970. And I Have Loved You lembra em muito o estilo de plágio composição do Led Zeppelin. Freedom Rider é a típica música "iê iê iê" dos primórdios dos Beatles, porém com um toque de requinte puramente seu.

Lost Control, To Greet the Sun, The Journey e Heat of the Summer, as faixas seguintes, assim como See the People Creeping Round, tem uma levada bem mais progressiva, com algumas passagens inclusive psicodélicas, bem ao estilo "Barrettiano" (em referência a Syd Barrett, primeiro vocalista/guitarrista do Pink Floyd e famoso por compor músicas com um requinte de "loucura").

Em Gypsy Queen, a banda volta com uma pegada um pouco mais hard mas, claro, sem deixar de lado o prog, e ainda com alguns vestígios do psicodelismo das faixas anteriores. Pra fechar o álbum com chave de ouro, Step Out of Line, praticamente um hard rock melódico, que lembra o caminho que algumas bandas, anos mais tarde, seguiriam, como os Scorpions e o Aerosmith, em seus primeiros discos.

Track List
1. The Sacrifice
2. See the People Creeping Round
3. And I Have Loved You
4. Freedom Rider
5. Lost Control
6. To Greet the Sun
7. The Journey
8. Heat of the Summer
9. Gypsy Queen
10. Step Out of Line

O download deste álbum pode ser feito aqui.