quinta-feira, 17 de março de 2011

moda de rock - viola extrema (2010)

Ricardo Vignini e Zé Helder

Eu confesso que fico surpreso quando vejo a mescla de dois estilos totalmente distintos e a sonoridade que, juntos, eles atingem. Essa é justamente a proposta do Moda de Rock, um projeto de dois ícones da nova viola brasileira, Ricardo Vignini e Zé Helder. É um trabalho muitíssimo interessante: a sonoridade das boas e velhas modas de viola de duplas consagradas nos áureos anos 1980 da nossa MPB, mesclada de forma brilhante com o peso de bandas como Megadeth e Iron Maiden, ou simplesmente com o melancolismo de Led Zeppelin e Pink Floyd. São 11 super clássicos do rock/metal que, caso estivessem resumidos em uma simples coletânea, certamente não desagradariam nenhum fã do estilo.

O disco abre simplesmente com uma das maiores músicas de um dos maiores discos de uma das maiores bandas de todos os tempos. Estou me referindo, respectivamente, a Kashmir, Physical Graffiti e Led Zeppelin, claro. A música, que apresenta praticamente todas as nuances da banda londrina, ganha um ar de requinte (sim, requinte) com a versão na viola, desacompanhada de vocal ou percussão. A seguir, o clássico do thrash metal, Master of Puppets, do disco homônimo do Metallica. O petardo vem com todo o caos entoado pelas guitarras de James Hetfield e Kirk Hammett, porém de certa forma "inocente", característica da viola caipira.

Na sequência, a banda mais bem sucedida da história: os Beatles e a música Norwegian Wood (This Bird has Flown), do clássico Rubber Soul. A faixa quatro traz a maior banda de rock progressivo da história, o Pink Floyd, em um de seus maiores clássicos, o disco The Wall, na faixa de abertura In the Flesh - confesso que essa é a minha favorita do disco, por todo o bucolismo que ela me lembra. Segue-se o disco com uma banda brazuca: o Sepultura e seu sucesso Kaiowas, do aclamado disco Chaos A.D. E é claro que um dos maiores gênios da história da guitarra não poderia ficar de fora: May This Be Love, do disco debut do Jimi Hendrix Experience, Are You Experienced?

Segue-se um dos maiores sucessos da história do metal: Aces High, do álbum mundialmente aclamado Powerslave dos ingleses do Iron Maiden. (Essa é outra releitura interessantíssima da dupla, haja visto o peso original da música aliado à sonoridade sublime das violas.) Seguem-se Mr. Crowley, do disco debut Blizzard of Ozz de ninguém menos que o "fuckin' Prince of Darkness" Ozzy Osbourne em sua carreira solo, e Smells Like Teen Spirit, a música mais badalada do movimento grunge, encabeçado pelo disco Nevermind e sua banda, o Nirvana.

Para fechar o disco, dois petardos de duas vertentes quase que opostas no vasto universo rocker: o hino Hangar 18, de um dos discos mais consagrados da história do thrash metal, o Rust in Peace, do Megadeth, e o clássico absoluto do rock progressivo dos ingleses do Jethro Tull, Aqualung, de seu disco homônimo.

Da primeira à última faixa, um disco irretocável, perfeito.

Track List
1. Kashmir
2. Master of Puppets
3. Norwegian Wood (This Bird Has Flown)
4. In the Flesh
5. Kaiowas
6. May This Be Love
7. Aces High
8. Mr. Crowley
9. Smells Like Teen Spirit
10. Hangar 18
11. Aqualung

O download do álbum pode ser feito aqui.