quarta-feira, 16 de março de 2011

agent steel - skeptics apocalypse (1985)

Juan Garcia, George Robb, John Cyriis, Kurt Kilfelt e Chuck Profus

Pode-se dizer que o termo speed metal figura na lista dos muitos arcaísmos que motivaram o investimento de gravadoras por alguns anos, mas, hoje, quando muito, é associado a outros gêneros com mais apelo de mercado que ajudou a desenvolver, em especial o thrash e o power metal.

Agent Steel é uma das raras bandas que se mantiveram fiéis ao estilo original sem mesclas e seu LP debut estabelece um divisor de águas nos graus de porralouquice de quem ouve. Quando decidi correr diariamente, elegi alguns álbuns que me fariam companhia durante a prática esportiva; este figurou semanas a fio e a primeira meia hora do percurso eu mal era capaz de perceber. Sem trocadilhos infames com o caráter speed da coisa, ali eu pude notar o verdadeiro espírito desta vertente. Petardos do começo ao fim não me davam tempo de respirar, apenas curtir o que estava fazendo na maior doideira possível.

Eis o milagre da insanidade salvando um álbum repleto de itens para se passar longe numa primeira audição: faixas muito parecidas umas com as outras, vocal pouco técnico que abusa de agudos e cacoetes, recursos instrumentais crus e repetitivos. Curioso é que estes defeitos, com o passar do tempo, tornaram-se virtudes para mim e para minhas pretensões.

Que desculpem a inocência, mas um post técnico castraria todas as descrições do que realmente sinto ao ouvir isto. Devo ao Agent Steel dez quilogramas a menos e a aquisição de um hábito saudável.

Track List
1. The Calling
2. Agents of Steel
3. Taken by Force
4. Evil Eye - Evil Minds
5. Bleed for the Godz
6. Children of the Sun
7. 144,000 Gone
8. Guilty as Charged
9. Back to Reign
10. Calling 98 for Skeptics

O álbum pode ser baixado aqui.