sexta-feira, 19 de outubro de 2012

postagens das novelas nas redes sociais? nunca mais!


Se você tá de saco cheio de seus amigos que postam conteúdos em suas redes sociais relacionados a assuntos fúteis (o final da novela Avenida Brasil hoje, por exemplo), esse post aqui pode servir para você. Abaixo, seguem dicas de como filtrar assuntos para o Twitter e para o Facebook e impedir certo tipo de postagens inúteis.

Twitter (via TweetDeck)

O TweetDeck é uma suite para uso do Twitter que é famosa pela divisão em colunas para a timeline (lugar onde aparecem todos os tweets - mensagens - postadas pelos usuários que você segue - os folowings), as mentions (mensagens postadas e direcionadas a você, direta ou indiretamente), as direct messages, ou DMs (mensagens postadas a você de modo privativo), e assim sucessivamente. O TweetDeck ainda é útil para quem tem mais de uma conta no Twitter: é possível postar vários tweets semelhantes e simultaneamente em cada uma dessas contas, bem como alternar de modo rápido e fácil entre elas.

Mas uma funcionalidade que pouca gente conhece são os filtros globais. Através deles, palavras-chave selecionadas podem ser omitidas de suas colunas - os tweets não "somem", simplesmente, mas o TweetDeck os omite. Para acessar os filtros globais, vá em Seetings > Global Filtres, e adicione ao campo "Using" as palavras que você deseja omitir da TL. Essas palavras aparecerão na forma de uma lista, logo abaixo.


Facebook (via web)

No Facebook, bem como nas redes sociais que se acessam diretamente a partir dos navegadores web, não há uma funcionalidade parecida com o Global Filter do TweetDeck - há a opção de se adicionar o próprio Facebook ao TweetDeck, mas a opção de colunas, neste caso, acaba fazendo com que a rede perca muito de sua funcionalidade, diferentemente do Twitter.

Para tanto, há a opção de adicionar uma extensão ao navegador que funciona mais ou menos da mesma maneira. Uma delas é o F. B. (Fluff Busting) Purity. Para instalá-la, clique no link abaixo e, na sequência, clique no navegador que você usa (disponível para Firefox, Chrome, Safari e Opera):


(No caso do Chrome, o método de instalação é um pouco diferente. Clicando no botão verde, ao lado do ícone do navegador, escrito "Install F.B. Purity - Extension", um arquivo de extensão .crx será baixado para o computador, e ele aparecerá na barra de downloads. No menu do Chrome - três barrinhas horizontais que ficam no canto superior direito -, vá em Ferramentas > Extensões, e uma nova janela será aberta. Depois, é só arrastar o arquivo .crx para a janela aberta e pronto, a extensão será instalada. No caso dos outros navegadores, a extensão é feita de modo automático.)

Após um tempo de espera (que não passa dos cinco minutos), aparecerá um menu do F.B. Purity logo abaixo da caixa de edição de texto, como na imagem abaixo. (Atualize a página inicial do seu Facebook de tempos em tempos, para que o F.B. Purity possa aparecer como mostrado abaixo.) Clique no link "F.B. Purity" para ter acesso ao menu do programa.



No menu principal do programa, na parte esquerda, há uma série de opções que podem ser bloqueadas na linha do tempo do Facebook, como alterações de status de relacionamento alheios, pedidos de likes em páginas do Facebook, ou adições a grupos e a eventos. O que nos interessa aqui é a caixa de texto gigante, no lado direito, intitulada "Custom Text Filter". Nela, bem como no TweetDeck, podem ser adicionadas palavras-chave que serão omitidas da timeline, separadas por quebras de linha.


AdBlock

Extensão bastante conhecida por bloquear adwares e spams facilmente encontrados pela web, o AdBlock, extensão para Chrome (baixe aqui) e Firefox (baixe aqui), também pode ser utilizado nesse intuito. No ícone da extensão (vermelha e com uma mão branca), acesse o menu Options. Na janela que se abre, vá para a aba "Customize" e clique no botão "Edit" para habilitar a caixa de texto que permite o bloqueio das palavras-chave, em processo semelhante ao do TweetDeck e ao do F.B. Purity. Analogamente a este último, as palavras devem ser separadas por quebras de linha. Com o processo terminado, é só clicar em "Save". O AdBlock vale pra todos os sites da web.


Em todos os casos, as palavras-chave podem ser alteradas quando bem entender - para os que não gostam de eventos sazonais, como fins de novelas, futebol ou reality shows, são todos excelentes opções. O lado negativo é que elas não funcionam em dispositivos móveis, apenas em navegadores instalados em computadores. Em casos extremos, estar offline talvez seja a melhor opção.