domingo, 21 de agosto de 2011

capítulo 8: na crista da nova onda

Natal de 1975. O Smiler, um pequeno grupo de hard rock da capital inglesa, Londres, acabara de perder seu baixista, que resolveu deixar a banda por si próprio. Esse baixista adorava variações rápidas de velocidade e mudanças bruscas no passo da música, o que obviamente não é uma tarefa nem um pouco fácil de ser executada e, justamente por isso, os demais integrantes, de certa forma, "vetaram" o pobre baixista do direito de fazer composições, o que explica sua saída da banda. Mas ele agora queria ter uma banda propriamente sua, onde ele mandasse e desmandasse quando, onde e em quem quisesse.

Assim, o tal baixista, Stephen Percy "Steve" Harris, chamou seus amigos Paul Mario Day (que, anos depois, cantaria no aclamado The Sweet, além de uma participação no festival Monsters of Rock 1981 com sua banda, o More), os guitarristas Dave Sullivan e Terry Rance e o baterista Ron Matthews para formar aquela que seria uma das bandas mais influentes da história (e talvez a mais famosa delas), o Iron Maiden. O nome foi inspirado em um instrumento de tortura medieval, a dama de ferro, uma espécie de sarcófago onde os hereges, pecadores e os demais grupos perseguidos pela Santa Inquisição eram trancados e, através de pequenas aberturas nas laterais, eram inseridas espadas, facas, floretes, etc. Tal instrumento foi relatado por Alexandre Dumas, em seu clássico absoluto O Homem da Máscara de Ferro, o que teria inspirado Harris, um ex-jogador de futebol formado em desenho arquitetônico e fascinado pela literatura. Este fascínio abriu espaço para composições como Phantom of the Opera (baseada na ópera O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux), Murders in the Rue Morgue (do livro Os Assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Allan Poe), To Tame a Land (baseada no livro sci-fi Duna, de Frank Herbert - a música seria inclusive chamada de Dune, mas Herbert não só vetou como ameaçou processar o Iron Maiden) e Rime of the Ancient Mariner (com base no poema A Balada do Velho Marinheiro, de Samuel Taylor Coleridge), bem como para discos conceituais inteiros, como Seventh Son of a Seventh Son (1988), inspirado pelo livro O Sétimo Filho, de Orson Scott Card, e Brave New World (2000), cujo tema foi retirado do clássico Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

Depois de incontáveis idas e vindas de integrantes (foram ao todo 21 integrantes diferentes na história da banda, sendo que apenas 10 gravaram pelo menos um dos 15 discos da carreira da banda), o Iron contava, em 1979, com Paul DiAnno nos vocais, Dave Murray e Dennis Straton nas guitarras, Steve Harris no baixo e Doug Sampson na bateria. O estilo de DiAnno se destacava dos demais: ele era o único que tinha cabelo curto e, diferentemente de Harris, que tinha influências de UFO e Deep Purple, ou Dave Murray, que teve influência dos Beatles e de Jimi Hendrix, Paul era mais adepto do estilo punk dos Ramones, dos Sex Pistols e do The Clash. Ao invés de adotar um estilo ou o outro, os primeiros registros do Maiden, e em particular a clássica The Soundhouse Tapes (1979), traziam uma mescla entre o punk e o heavy metal mais obscuro do Black Sabbath, por exemplo.

Dessa mescla, nasceu o que talvez foi o maior movimento da história do rock, a NWoBHM (New Wave of British Heavy Metal, ou Nova Onda do Heavy Metal Britânico). O negócio era fazer um som pesado como o punk, mas tão virtuosa como o hard rock ou mesmo o blues, quase que indiretamente. A sonoridade calcada no melodicismo do hard rock ficara para trás com o Judas Priest - pelo menos por ora. O Iron Maiden, que sem dúvidas foi a maior e mais influente banda da NWoBHM, demitiu Paul DiAnno em 1981, e o vocalista que então era do Samson, Bruce Dickinson, alterou completamente a sonoridade da banda logo em seu álbum debut, o terceiro da Donzela, The Number of the Beast (1982). No mesmo ano - que provavelmente foi o ápice do heavy metal, com lançamentos como Blackout (Scorpions), Diver Down (Van Halen) e Creatures of the Night (Kiss) -, o Judas Priest lançou o Screaming for Vengeance que, aliado ao imediatamente anterior British Steel (1980) e ao posterior Painkiller (1990), tornaram-se os maiores sucessos da banda de Birmingham. As bandas da NWoBHM obviamente eram heavy metal, mas tinham uma característica interessante que bandas de heavy metal surgidas anteriormente a ela, como o próprio Judas Priest, o Black Sabbath ou o Motörhead não apresentavam - e que, aos poucos, foram agregando a seu som posteriormente: mais do que um clima soturno e composições pesadas, o ritmo era extremamente veloz, algo que nunca havia sido feito anteriormente ao punk (e é bom lembrar que é justamente o punk o pai da velocidade do metal produzido posteriormente). Glenn Tipton - K . K. Downing e Dave Murray - Dennis Straton (sendo este substituído por Adrian Smith em 1981) introduziram o conceito das ditas "guitarras dobradas", onde os dois guitarristas fazem um dado riff em tons diferentes que, acrescido do baixo, cria um gradiente sonoro muito interessante. Outra invenção das duas duplas das bandas "testa-de-ferro" da NWoBHM são os solos divididos entre os dois guitarristas, sendo que eles alternam entre a base e o solo de acordo com a composição e o estilo de cada um deles.

As bandas surgiam em cada esquina da cidade de Londres e de seus arredores. Os jovens headbangers do país, carentes de bandas de metal pesado e desempregados em um país onde a primeira-dama Margaret Thatcher (outra inspiração pro nome Iron Maiden, além do instrumento de tortura, aliás) não dava esperança ou perspectivas a eles, uniram toda a rebeldia do punk com o peso do heavy metal obscuro do Black Sabbath nos anos 1980. Poucas bandas, dentre as milhares que surgiram, adquiriram alguma notoriedade, mas destas podemos citar, em particular, o Def Leppard (não são poucos os que taxam a banda como hard rock e, portanto, não pertencente à NWoBHM, mas é impossível não citá-la), Saxon, Tygers of Pan Tang, Tokyo Blade, Blitzkrieg e Diamond Head. Mais do que o maior marco de toda a história do heavy metal, a NWoBHM foi um grande passo na história do metal. O Venom, uma das bandas surgidas na NWoBHM, daria o primeiro passo rumo às vertentes mais extremas que temos atualmente, sendo inclusive a precursora de um deles, o black metal. Um jovem tenista dinamarquês fascinado pelo movimento criaria uma das vertentes mais populares da história do rock, o thrash metal. Estes, no entanto, são assuntos para um próximo capítulo...