quarta-feira, 13 de julho de 2011

introdução: mas por que raios o dia 13 de julho?






Talvez você já tenha se perguntado: beleza, 13 de julho é o Dia Internacional do Rock, mas por que este dia, em especial? Por que não o dia 15 de setembro, ou o dia 20 de janeiro, ou o dia 27 de março? Seria esta uma data aleatória? A resposta é não. E é com este esclarecimento inicial, acerca da natureza do Dia Internacional do Rock, que o Questão das Malvinas orgulhosamente inaugura a sua série de posts para desvendar a história do ritmo mais fascinante da história da música e inspiração deste blog, o rock. A cada capítulo, você poderá encontrar aqui informações arduamente garimpadas dos becos mais obscuros da internet e também - por que não? - de nossos próprios conhecimentos e opiniões.

Exatos 26 anos anos atrás, 13 de julho de 1985. Simultaneamente, nos estádios de Wembley (Londres, Inglaterra) e John Fitzgerald Kennedy (Filadélfia, EUA), ocorria um dos maiores eventos da história do rock, o Live Aid. Várias bandas de todo o mundo se reuniram neste evento que ficaria para sempre na história da música, com o intuito (um tanto pretensioso, diga-se de passagem) de acabar com a fome na Etiópia. Um show sem precedentes: além das aproximadamente 180 mil pessoas presentes nos estádios, houveram mais milhares que acompanharam shows em outros lugares, como Moscou, Tóquio e Sydney; estima-se que 1,5 bilhão de pessoas assistiram à apresentação pela TV, transmitida para mais de 100 países.

O Live Aid foi originalmente planejado pelos cantores irlandeses Bob Geldof e Midge Ure. Originalmente, trata-se de um show ao vivo como complemento do clássico disco Band Aid, onde artistas como David Bowie, Paul McCartney e Phil Collins gravaram o single "Do They Know It's Christmas?", um ano antes. Artistas como dire Straits, Queen e The Who abriram a apresentação em Wembley às 12:00 GMT, enquanto que outros, como Judas Priest, The Cars e Neil Young abriram as apresentações no JFK Stadium às 13:04 GMT. David Bowie foi um dos artistas que participou dos dois shows, saindo de Wembley e se apresentando nos EUA horas depois. Os shows terminaram às 22:00 GMT na Inglaterra e às 04:05 GMT nos EUA, cujo show foi fechado pelos artistas que gravaram o ainda mais famoso single We Are the World, do projeto USA for Africa. A apresentação do Queen, que abriu o festival em Wembley, inclusive, foi cotada como a melhor apresentação de uma banda na história, devido ao coro eufórico ao som de We Will Rock You e We Are the Champions.

Capítulo 1: no princípio, era o blues...