sábado, 11 de junho de 2011

cacophony - speed metal symphony (1987)

Jason Becker e Marty Friedman, fundadores do Cacophony




Este é um trabalho de pura inspiração, resultado da união entre os ases da guitarra Jason Becker (na ocasião com apenas 17 anos) e Marty Friedman. Ambos nutriam um gosto comum pelo chamado metal neoclássico e resolveram explorar esta forma particular de tocar e compor numa banda/projeto chamada Cacophony. A curta trajetória do Cacophony se resume a dois álbuns geniais: um de excelente vendagem e outro que mal serviu para as despesas de produção. As músicas que surgiram desta parceria eram essencialmente instrumentais e, quando executadas nos shows, faziam lembrar concertos em que as atrações principais são os músicos virtuoses que se apresentam para uma plateia atenta e respeitosamente passiva.

O movimento neoclássico é uma das poucas associações explícitas entre rock’n roll e música clássica que merece respeito dos ouvintes e da crítica. Em primeiro lugar, porque não faz uso vulgar de orquestras para demonstrar falsa erudição; em segundo lugar, porque afirma indiretamente a cultura da partitura em vez da tablatura; por fim, exige de seus praticantes não apenas dedos rápidos, mas uma criatividade acima da média para não se limitar aos simples intervalos de terça de que até grandes nomes do heavy metal, como Iron Maiden e Judas Priest, abusam. Aqui se faz a distinção entre Yngwie Malmsteen, sujeito veloz e inteligente que soube aproveitar a fatia de mercado das músicas rápidas e orquestradas, e Jason Becker, jovem influenciado por Bob Dylan e Eric Clapton que praticava horas a fio e estudava a obra de Niccolò Paganini*. Em minha humilde opinião, portanto, tudo que se fez em Cacophony dá um banho nas palhetadas à velocidade da luz do sueco temperamental.

Speed Metal Symphony contém complexas estruturas musicais, que vão de arpejos e escalas maiores até escalas orientais – indiana, egípcia, árabe – que utilizam outras frações para subdividir os tons. Isto é revolucionário posto que, dentro de toda a história da música, poucos se meteram a transitar, numa mesma peça, da rígida forma europeia de 13 notas por oitava até outras com mais de 20. Os caras esbanjam técnica e, por mais louváveis que sejam os trabalhos de bateria, baixo, vocal e sintetização, as guitarras é que protagonizam este trabalho histórico. Jason Becker ficaria paralítico algum tempo depois, enquanto Marty Friedman integraria o Megadeth.

*Niccolò Paganini (1782 – 1840) é tido por muitos como autor do estereótipo dos grandes instrumentistas de corda, seu aspecto doente, seus cabelos compridos e roupas predominantemente pretas. Seu marketing pessoal era fortalecido tanto em retratos com ele e seu violino em chamas quanto lendas de que firmara pacto com o diabo e comia bolor de pão. Qualquer semelhança com artistas de heavy metal é mera coincidência.

Track List
1. Savage
2. Where My Fortune Lie
3. The Ninja
4. Concerto
5. Burn the Ground
6. Desert Island
7. Speed Metal Symphony

Baixe este álbum aqui.