sábado, 16 de abril de 2011

sigur rós – ágaetis byrjun (1999) e tributo do kronos string quartet (2007)

Ágúst Gunnarsson, Kjartan Sveinsson, Jón Birgisson e Georg Hólm




A minha relação com música é estreita e não deve fugir muito daquilo que os amantes da arte estabelecem em suas vidas. Assim sendo, todos os dias selecionar uma playlist consoante o meu humor é tão fundamental quanto escovar os dentes e trabalhar. Colocar algo para tocar e preencher os ouvidos pode ser uma atividade trivial para esvair o tédio ou refletir profundamente em tudo que se passa.

Certos elementos musicais contribuem para o aumento da sensibilidade auditiva, são criados de propósito para causarem reações diversas no espectador. A arte em geral serve para isso, mas aqui faço referência direta a uma escola de produção que foca nas harmonias e texturas que sirvam a esse fim.

Sigur Rós é uma banda islandesa de rock alternativo que representa muito bem esse movimento, incorporando sons sinfônicos e minimalistas às suas composições. Não estranhe se não entender as letras por eles cantadas, pois utilizam uma língua própria e sem significado, a Vonlenska, desprovida também de gramática e sem qualquer utilidade para comunicação; apenas sua fonética é aproveitada para dar ritmo ao som que emerge dos instrumentos. Os ecos e experimentalismos são aproveitados com a inteligência de quem deseja estabelecer no ouvinte um sabor de quero-mais, próximo daquilo que Carl Off sugere em sua Carmina Burana quando imprime repetições de melodias e textos tão intensos que grudam na memória sem você querer.

Vai de presente um EXCELENTE tributo da faixa Flugufresalrinn por uma formação de câmara especialista na transcrição de peças populares para o repertório erudito. Acompanha uma versão do hino estadunidense inspirada em Jimi Hendrix.

Álbum e tributo de beleza comovente que faz bem aos sentidos.

Track List
1. Intro
2. Svefn-G-Englar
3. Starálfur
4. Flugufresalrinn
5. Ny Batteri
6. Hjartaõ Hamast
7. Viõrar Vel Til Loftárasa
8. Olsen Olsen
9. Ágaetis Byrjun
10. Avalon

Você pode fazer o download deste álbum aqui.