sexta-feira, 8 de abril de 2011

hardholz - jäger und gejagte (1995)

Lutz Edelhäusser, Michael Brill, Stephan Buchfeld,
Maik Vetzel e Frank Brill

Eu, particularmente, acho interessantíssimo quando você tá mexendo, de bobeira, pela net, e encontra uma dessas raridades, as quais você fica ouvindo e babando por um bom tempo. Salvo as hipérboles, é assim a minha história com a dessa banda alemã de Tambach-Dietharz, na província de Thüringen.

Sabe-se muito pouco sobre o Hardholz. Mesmo depois de extensas procuras pela internet, encontrei muito pouco acerca deles. Sabe-se, no entanto, que foi formada em meados de 1985, por Stephan Buchfeld (vocal), Lutz Rödiger e Peter Fleischmann (guitarras), Michael Brill (baixo) e Frank Brill (bateria). Já de princípio, ficou claro que eles não queriam ser meramente uma banda de covers, e sim inovar com um som puramente seu.

Mas na música, assim como na vida, como um todo, querer não é igual a poder, ao menos não sem muito esforço. Esforçados eles eram, tanto que, em 1990, conseguiram lançar um split (um disco dividido entre várias bandas, a fim de minimizar os custos), Heavy News, Speed News, em parceria com as também alemãs Merlin e Headless. Aparentemente, o split não trouxe o retorno esperado, e as duas parceiras do Hardholz no projeto, infelizmente, sucumbiram. Dada a falta de projeção, os dois guitarristas caíram fora já de princípio, e em seu lugar assumiram Lutz Edelhäusser e Maik Wetzel.

Mas o Hardholz não sucumbiu. Já no ano seguinte, eles conseguiram lançar uma fita demo, raríssima de se achar hoje em dia. A demo continha algumas músicas lançadas no split e mais algumas inéditas. Durante quatro anos, procuraram por gravadoras interessadas em seu som, mas nenhuma delas quis arriscar muito (a Alemanha passava por um momento político delicado à época, a reunificação, e dinheiro não era algo que muita gente usufruia).

Em 1995, dada a relutância das gravadoras, os garotos do Hardholz decidiram chutar o balde e lançarem um disco de selo independente, o Jäger und Gejagte, que vos apresento neste post. É um daqueles discos que você ouve e pensa "Caramba, como isso pode não ter feito sucesso?". Triste, porém verdade. É uma mistura da sonoridade do heavy metal com o peso do thrash metal, sendo assim de difícil classificação quanto ao estilo. Para complicar um pouco mais, em certas músicas há a incorporação de elementos clássicos do speed metal, mais notoriamente (como não poderia deixar de ser) a velocidade.

A história dessa banda fantástica termina em meados de 1996, quando eles finalmente não aguentaram à indiferença do público e encerraram as atividades. Mas ficou o seu legado, e é este legado que eu quero passar a vocês agora. Bang your head!

Track List
1. Jäger und Gejagte
2. Spiel mir das Lied vom Tod
3. Charon
4. Herbsttage
5. Die Prophezeiung
6. Der Aussteiger
7. Pakt mit dem Teufel
8. Bonus Dreck

Este álbum pode ser baixado aqui.